11 de novembro de 2011

DE HOMENS E DE MENINOS!

Dos seis primeiros colocados no Campeonato Brasileiro, o Botafogo é o que se encontra em condição psicológica mais delicada. Dos seis times é o que se encontra mais abalado em seu moral.
Dos seis é o único que terminou a última rodada em posição inferior da que começou.
Dos seis times, Flu, Fla e Figueirense vêm de vitórias emblemáticas (goleada do Fla em casa e vitórias heróicas de Flu e Figueirense fora de casa).
Corinthians e Vasco, apesar de derrotados (fora de casa), não caíram na tabela. O Vasco, além disso, vem pro jogo de domingo contra o Fogão com o moral lá em cima após golear o Universitário do Peru, revertendo um placar muito adverso da partida de ida da Sul-americana.
Lembreme-nos que o Bota tem ainda a pior tabela de confrontos até o final do campeonato.
Esses são os fatos!
Antes de decretar o fim das possibilidades de título do Glorioso, a constatação feita acima, serve como um incentivo a mais à essa conquista.
A história do Botafogo é recheada de episódios, seja no primeiro título em 1907, com um time de garotos, desbancando times mais experientes, seja em 95, com um time limitado, arrancando um campeonato fora de casa de maneira aguerrida e heróica.
Esse time de 2011 tem tudo para entrar para a história.
Aos homens, as intempéries, percalços e dificuldades são condição “sine qua non” para o crescimento moral e à forja de seu caráter.
Ao fim dessa estrada sinuosa, pedregosa, cheia de intempéries, percalços e dificuldades poderemos saborear o gosto da vitória.
Mesmo que o título não venha, mas que haja daqui até lá muita luta, engajamento, postura e perspectiva de um time que jogue pra frente, combatendo o adversário em seu campo, buscando até o fim mais e mais gols. Que não nos contentemos com um placar miúdo de meio a zero.
É na situação adversa que separamos os homens dos meninos!

9 de novembro de 2011

A DESCOBERTA DE MAIS UM ANTRO!

Depois de Orlando Silva (nome de cantor, mas militante de longa data) o PC do B é alvo de mais uma denúncia de corrupção, desta vez contra o ex-ministro do esporte e atual governador do DF Agnelo Queiroz.
Há alguns anos atrás o slogan do PT era “o jeito petista de governar”, em clara alusão a corrupção que sempre assolou as administrações públicas de governos federal, estaduais e municipais.
O slogan caiu em desuso após as várias denúncias de desvio de verbas públicas, principalmente com o mensalão.
De pedra o PT virou vidraça.
O PC do B, fiel escudeiro de décadas, apesar de divergências em alguns aparatos (UNE, Sindicatos, Centrais Sindicais) tornou-se (tornou-se?) tão voraz quanto seu irmão mais representativo.
Um amigo diz que esses “stalinistas” são como gafanhotos, por onde passam devastam tudo, não deixam um pé de capim, como fizeram no sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.
A corrupção é condição “sine qua non” à manutenção do capitalismo e esses partidos já capitularam há muito tempo.
Escândalos aparecem todos os dias, lutemos pois, por punição e devolução do dinheiro do povo aos cofres públicos e os condenados à cadeia.