9 de março de 2010

8 DE MARÇO. TODOS À LUTA!

Dia 8 de março de 2010, data que marca 100 anos da luta das mulheres por igualdade, liberdade e dignidade e a primeira declaração que ouço na televisão é do goleiro daquele time dizendo que elas merecem tomar umas bordoadas e que não se mete a colher na briga nada igual entre marido e mulher. Nada mais característico no time que é bastião ideológico do atraso e da dominação burguesa no Brasil.
Já dizia o filósofo que o grau de desenvolvimento de uma sociedade se mede pela dignidade da mulher.
Diferentemente do que tenta nos fazer crer a mídia burguesa, o dia 8 de março não é só para ser comemorado, em que mulheres recebem presentes, flores e chocolate. É uma data que deve ser lembrada como mais um dia (o mais emblemático) na luta de mulheres e homens por uma sociedade livre do preconceito, da desigualdade e da exploração.
Direitos que hoje nos parecem naturais, só foram conquistados através de muita luta. O direito ao voto, a não precisar do nome do marido, ao trabalho assalariado, são conquistas recentes.
A reverência nesse dia às lutadoras e lutadores, que em muitos casos com suas vidas, abriram caminho para a conquista de uma sociedade onde mulheres e homens dividam fraternalmente os frutos do trabalho e da criação histórica da humanidade.

Um comentário:

  1. Sem sombra de dúvida, a luta pela independência feminina foi ardua e longa, acreditamos que os preconceitos foram vencidos, pela maioria das pessoas, mas uma parte das mulheres ainda se consideram sexo fragíl, apesar de ganhar muitas das vezes melhor que os proprios companheiros. Conseguimos mudar as regras ditatórias, mas coseguiremos mudas as sociais. "O homem é quem sustenta a casa".(ponto final) Wellington Peres

    ResponderExcluir