11 de março de 2010

PIADA COM O ÍNDIO!

A influência dos povos originários na cultura de nossa cidade é muito grande, o próprio termo carioca tem sua etimologia no tupi, querendo dizer “casa de homem branco”. Na música, na gastronomia, na preocupação com o asseio individual, entre outros aspectos culturais, guardamos muita identidade com os antigos habitantes de nossa terra. A despeito da indigência em que várias etnias se encontram atualmente, pelo menos em um aspecto os governos da cidade e do estado privilegiam o seu legado, ambos têm contrato com a ONG Cacique Cobra Coral, que presta “serviços” de prevenção de enchentes.
Parece piada, mas em pleno século 21, com avanços científicos e tecnológicos que podem prever chuvas com semanas de antecedência, nossos governantes apostem em meios tão heterodoxos (para ser eufêmico) para garantir que a cidade e o estado não sofram com as chuvas de verão, quando poderiam se preocupar em manter rios e lagoas limpos, coleta de lixo decente e mais freqüente, tratamento de esgoto adequado (sabe-se que só 4% do esgoto da Zona Oeste do Rio é tratado), manutenção da cobertura verde, freio à especulação imobiliária, etc.
Não me cabe aqui neste espaço fazer juízo de valor de religiões e crenças, mas é inconcebível que se recorra a tal expediente em se tratando de assunto tão grave e que tem levado à morte tantos cariocas e fluminenses todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário