15 de abril de 2010

SALVEM O CAFEZINHO NOSSO DE CADA DIA!

Os sucessivos desastres que vêm acometendo o Rio de Janeiro, tem me impedido de escrever sobre assuntos que poderiam soar como menos sérios.
Mas me encho de coragem para traçar essas linhas e falar de um incômodo tema, pelo menos pra mim, que é o preço do cafezinho.
Podem rir, mas me incomoda deveras pagar 1 real ou até R$ 1,20 por uma pequenina xícara do famoso “preto fresco passado no saco” .
Sendo um dos maiores produtores do mundo (não sei se ainda o maior) da debênture (talvez por isso tão caro) e sofrendo tão pouca e sofisticada intervenção humana (plantar, colher, secar, torrar e moer são tarefas relativamente simples e antigas) me parece exagerado o que pagamos por cerca de 50 ml do cafezinho.
Se compararmos com a gasolina, que demanda muito mais tecnologia e sofisticação, é que detectamos o tamanho absurdo. O litro do combustível custa por volta de 3 reais (e olha que em outros países é mais barato), uma xícara portanto sairia por 15 centavos, já um litro de cafezinho custaria a exorbitância de 20 reais. Alguma coisa está fora do lugar.
Das duas uma: ou aumentamos a gasolina drasticamente ou paramos de tomar o cafezinho após as refeições.
Ainda bem que não inventaram o carro movido a café.

2 comentários:

  1. De fato o café tá caro pra chuchu, e não somente o café.
    Os legumes também. O chuvinha alívia aí.
    Até.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o café tá caro para chuchu.
    E o ingresso dos jogos do carioca um absurdo.
    Vamos convocar um ato?
    O que acham? Vamos montar a pauta.
    Até.

    ResponderExcluir